sábado, 23 de janeiro de 2010

Lido: A Menina Cubbidge e o Dragão das Histórias Românticas

A Menina Cubbidge e o Dragão das Histórias Românticas, como é possível suspeitar pelo tamanho do título, aliás, é mais um conto muito curto do Lorde Dunsany. Este conta, numa prosa muito poética, uma variação das lendas sobre dragões que raptam donzelas. A donzela é a menina Cubbidge, dezoito anos recém-completados, filha de um homem ativo na política do Reino Unido. E o dragão agarra nela e transporta-a para as "terras eternas e antigas das histórias românticas", prendendo-a aí com um antigo feitiço. Tudo muito poético, tudo muito romântico, mas também com suficiente ironia à mistura para gerar a suspeita de que Dunsany poderia estar a referir-se, alegoricamente, a acontecimentos e personagens bem reais. Outro conto interessante, portanto.

2 comentários:

  1. O Dunsany vem aparecido em vários comentários de pessoas de gosto respeitável - acho que está na hora de lê-lo. :)

    ResponderEliminar
  2. :)

    Eu ainda vou muito no início do livro - os contos são muito curtos e eu gosto de saltitar. Mas estou a gostar. Acho que vale a pena, especialmente para quem gosta de fantasia. E de contos.

    ResponderEliminar

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.