terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Lido: O Dia em que Virgulino Cortou o Rabo da Cobra Sem Fim com o Chuço Excomungado

O Dia em que Virgulino Cortou o Rabo da Cobra Sem Fim com o Chuço Excomungado (bib.), título que até cansa escrever, é uma noveleta de Octavio Aragão que reinventa os acontecimentos ocorridos numa época conturbada da história brasileira, nos anos 20 do século passado, em que no Nordeste imperava o cangaço e um movimento político-militar chamado Coluna Prestes deambulava pelo interior do país a tentar promover a revolução. O Virgulino do título é o cangaceiro Lampião, provavelmente o mais famoso de todos, e a noveleta conta a história de um recontro (que aparentemente nunca terá acontecido, mas por pouco mais que acaso), e posterior encontro, entre a Coluna e o bando de Lampião. Não, não se trata de simples história secreta, pois uma misteriosa personagem intervém, fornecendo a ambos tecnologia aparentemente mágica: pistolas de raios ou um pó capaz de transformar qualquer coisa com motor numa terrível máquina de guerra.

Enquanto português, o meu principal problema com este conto foi a completa ignorância do contexto histórico em que se insere. Conheço, vagamente, a velha história do Nordeste brasileiro com o cangaço, mas até a encontrar aqui nunca tinha ouvido falar da Coluna Prestes, e não fazia a menor ideia do que tinha sido ou até de quando tinha sido. Para mim, como, julgo, para a generalidade dos meus compatriotas, todo o ambiente histórico em que a noveleta se insere é bastante obscuro. E esta é uma história que precisa de contexto para que as suas subtilezas possam ser devidamente apreciadas. Uma história muito brasileira, que provavelmente não funcionará lá muito bem junto de quem não o seja. Por outro lado, é educativa: pôs-me à procura de informação para ver se a entendia melhor. E quando a encontrei percebi que se a possuísse à partida teria gostado mais da história do que gostei. Porque, por exemplo, só a possuindo teria a consciência de que a coincidência de haver três ou quatro forças em presença simultânea nos arredores de uma cidadezinha nordestina, que causa uma grande confusão e é aparentemente forçada, não saiu da cabeça do autor, e é verdade histórica. Por estranho que pareça.

Contos anteriores deste livro:

1 comentário:

  1. Excelente resenha, Jorge. Sinto apenas ter sido curta, mas adorei. Muito agradecido.

    ResponderEliminar

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.