sábado, 26 de março de 2022

Carina Portugal: A Menina que não Gostava de Doces

Há uma coisa que já sei à partida que me vai irritar em todas as histórias englobadas nesta antologia, pelo que vou fazer os possíveis por ignorar essa irritação quando chegar a hora de falar delas: o Halloween em si mesmo, essa americanice que chega a Portugal pela mão dos filmes de Hollywood e do comércio, substituindo as tradições locais (que também não me dizem nada, diga-se de passagem) em volta do dia de todos os santos.

Dito isto, a Carina Portugal conseguiu fazer aqui um conto engraçado. E aviso já os alérgicos a spoilers que vai haver disso neste texto.

A Menina que não Gostava de Doces é uma história sobre uma menina que resolve pela primeira vez ir brincar ao Halloween, naquilo que a festa tem de mais típico: os miúdos que andam a aborrecer os vizinhos exigindo doces sob ameaça de travessuras. Esperava a protagonista que lhe dessem oportunidade de fazer travessuras, mas o raio dos vizinhos — os que lhe abrem a porta, pelo menos — só lhe dão doces, coisa que ela detesta. E ela irrita-se. E tenta vingar-se.

É que a miúda não é propriamente uma miúda vulgar, pelo que não tem propriamente os gostos e prioridades dos miúdos vulgares: é uma bruxinha. E com isso a Carina arranja uma história divertida e de uma forma geral bem escrita, de pegada algo infanto-juvenil (o que não tem nada de mal, caso estejam a pensar que isto rebaixa de alguma forma a história), à qual talvez só falte um final mais forte para ser realmente um bom conto.

É um bom começo para a antologia. Até conseguiu reduzir um pouco a irritação causada pelo tema.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.