sexta-feira, 7 de maio de 2004

Uma questãozita ortográfica

Pergunta-me retoricamente o Boemius, nos comentários do post abaixo, se este post não estará umbilicalmente ligado a um dos "fast fictions" que ainda não saíram da caixa de comentários do Ene Coisas para aqui. E eu, em vez de lhe responder nos comentários, respondo aqui.

Direitinho, Boemius, direitinho. Em particular porque parte dos 6 minutos foi gasta em dúvidas sobre como se escreveria o raio da palavra, se "maciço", se "massiço". Acabei por decidir que, dado que a sua origem etimológica está na palavra latina para "massa", devia ser "massiço", ainda que me soasse um bocado estranho. Enganei-me. É daquelas esquisitices da ortografia portuguesa em que os ss passam a c sem grande motivo para isso.

Enfim, mas não será por isso que há a iliteracia que há em Portugal (e mais ainda no Brasil e etc.): a ortografia francesa ainda é mais bizarra e ilógica que a nossa, e não é por isso que a França é um país de analfabetos como Portugal é. Em todo o caso, que uma simplificação ortográfica era muitíssimo desejável, lá isso era.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.