quinta-feira, 1 de julho de 2010

Lido: O Direito e os Sinos

O Direito e os Sinos é uma crónica, mesmo crónica, de José Saramago, que nos conta a sua descoberta de um caso acontecido em tempos idos numa aldeia italiana. Um camponês, farto de assistir impotente ao roubo das suas terras pelo senhor da zona, decide repicar a finados, proclamando a morte do Direito. Saramago terá sem dúvida feito um paralelo direto entre o ato do explorado de antanho e aquilo que se ia passando no tempo em que o fascismo já ia estertorando mas ainda sobrevivia, e em que escreveu a crónica.

Que diria, pergunto eu, se tivesse descoberto esse episódio hoje, em que os pobres, os remediados e os sem-remédio são sistematicamente assaltados por um estado que parece não passar do braço armado da usura internacional para distribuir fome e carência por milhões e acrescentar fortuna ao punhado daqueles que já a têm em demasia?

2 comentários:

  1. [comentário para apagar]


    Quer-me parecer que «sem remédio» devia levar hífen, segundo qualquer norma, assim: sem-remédio (como em sem-abrigo, sem-casa, sem-cerimónia, sem-número,
    sem-papéis
    , etc.).

    ResponderEliminar
  2. Hm...

    Obrigou-me a ir ver as regras do hífen no AO, e tem razão.

    Um dia ainda se há de fazer uma nova revisão ortográfica para solucionar de vez o caos incoerente que são (já eram antes do AO e continuaram a ser depois) as regras de hifenação na língua portuguesa. Até lá... vou corrigir.

    (suspiro)

    ResponderEliminar

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.