terça-feira, 1 de abril de 2014

Lido: Uma Casa Assombrada

Uma Casa Assombrada (bibliografia) é uma vinheta fantástica de Virginia Woolf, que foge um pouco ao padrão do livro em que se insere, como aliás talvez fosse de esperar. Sim, tata-se, talvez, de uma história de fantasmas. Sim, envolve, talvez, uma casa assombrada, onde as portas se fecham sozinhas. Sim, talvez seja uma história sobre um casal de fantasmas que, como todos os fantasmas, estão presos ao passado. Sim. Talvez.

Mas também é possível que não haja mais fantasmas neste conto do que os fantasmas psicológicos que todos vamos gerando ao longo da vida e transportamos connosco. Sombras de velhos amores, de velhos ódios, de velhas paixões, de velhas desilusões. Também é possível que o casal de fantasmas seja apenas isso: velhas sombras existentes unicamente na memória.

Este é, pois, um conto aberto a todas as interpretações, o que faz dele muito todorovianamente fantástico. E sim, é um bom conto, parece-me, embora não um conto memorável.

Contos anteriores deste livro:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.