segunda-feira, 8 de junho de 2015

Lido: Eleonora

Eleonora (bibliografia) é um conto curto de fantasia, de Edgar Allan Poe, muito romântico, sobre um ditoso casal que vive numa espécie de paraíso fora do mundo chamado Vale da Relva Multicor. Vivendo a princípio em plena inocência, os dois, primos, vão acabar por se perder de amores e causar dessa maneira uma profunda alteração na natureza do vale, a qual parece estar indissociável e magicamente ligada aos seus sentimentos. Mas a história é romântica, portanto nada pode ficar paradisíaco para sempre e tem de haver tragédia para fazer soltar uma lagriminha às donzelas.

Apesar de Poe ter tido o bom gosto de não fazer chover adjetivos sobre esta história, o que não era muito comum nas histórias românticas e por isso ainda mais se agradece, e apesar de alguns detalhes muito interessantes, não posso dizer que o conto me tenha agradado por aí além. Está longe das melhores histórias de Poe, isso parece-me certo. Não é por acaso que Poe é principalmente recordado pelas suas histórias de terror e crime — elas são, de facto, melhores que as restantes. E esta, apesar dos apontamentos trágicos que contém, chega a ser delicodoce, em particular no final.

Contos anteriores deste livro:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.