segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Lido: 2014 Campbellian Anthology - Jess Hyslop

Jess Hyslop está presente nesta antologia com dois contos.

The Sandman's Dreams é um continho de fantasia, romântico e poético (inclusivamente na prosa), sobre uma mulher que, já adulta, é visitada pelo Sandman, criatura do folclore centro e norte-europeu que, segundo as lendas, traz os sonhos às crianças. Parecida ao nosso João Pestana, mas não exatamente igual. O insólito de uma adulta ainda ser visitada pelo Sandman é explicado de forma simples: também o Sandman tem os seus próprios sonhos. Românticos. Bonito, mas não foi conto que me enchesse as medidas.

Triolet é outro conto de fantasia, este mais longo, escrito numa prosa cheia de poesia, que gira em volta de uma velhota chamada Srª. Entwistle que cultiva poemas no jardim. Sim. A ideia fulcral do conto é essa: de algum modo mágico, a velhota cultiva plantas capazes de, quando afagadas, recitar poemas. Ou melhor, um poema específico de cada planta. À volta desta ideia, Hyslop tece uma história bastante interessante de inveja, amor e desamor, em que relações se fazem e desfazem por causa dos seus poemas, dado eles realçarem as qualidades e também os defeitos, as forças e as fraquezas de personagens e relações. Não só a ideia é boa, como a construção do conto também o é. Nada de extraordinário, mas bom.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.