sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Lido: O Ovo de Cristal

O Ovo de Cristal (bibliografia) é um conto de ficção científica de H. G. Wells, que constitui uma espécie de prequela do seu célebre romance A Guerra dos Mundos. Tudo gira em volta de um estranho cristal em forma de ovo, que um vendedor de antiguidades e quinquilharias teria para vender, barato, mas de repente passa a resistir a fazê-lo, subindo exorbitantemente o preço por motivos que a princípio ninguém consegue descortinar. Com tudo muito envolto em secretismo, o leitor (mas não a maior parte das pessoas que o rodeiam) vai sendo informado a pouco e pouco de que a razão da mudança de atitude para com o objeto foi o comerciante ter reparado que dele provinha, sob certas circunstâncias, uma estranha luminosidade. O conto relata-nos a investigação, levada a cabo pelo comerciante e por um conhecido seu, jovem homem de ciência, que vai acabar por revelar um outro mundo, inteiramente desconhecido e habitado por criaturas bizarras, embora de certa forma semelhantes ao Homem. Já imaginam que mundo é esse, claro: Marte.

O conto é bom, mas melhor se torna para quem leu antes o romance marciano de Wells e consegue fazer a ligação entre uma obra e a outra, pois assim o conto ganha um grau de ameaça, um tom agoirento, que, sozinho, não tem. Muito interessante mesmo.

Contos anteriores deste livro:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.