sábado, 19 de setembro de 2015

Lido: O Gato Negro

O Gato Negro (bibliografia) é mais um conto de terror de Edgar Allan Poe que, de tão reconhecido, encontra lugar na maioria das compilações de contos do autor americano. Portanto já o tinha lido e falado sobre ele, claro. Alertando para a existência de revelações sobre o enredo, indico que essa opinião está aqui, sob um título levemente diferente do desta.

O leitor que sou hoje é menos entusiasta do que o Jorge de há cinco anos, embora continue a reconhecer ao conto toda a qualidade e relevância. É que este conto, para funcionar em pleno, precisa do lento desvendar da história, de que esta ainda não seja conhecida por quem lê. E cinco anos não foram suficientes para me roubar a memória do conto, o que teve como consequência que esta leitura tenha sido acompanhada por bastante menos interesse no que chegaria ao virar da página. Não que o conto deixe de funcionar em releitura, como acontece por vezes. Mas não funciona por inteiro. Falta-lhe a emoção da descoberta.

Contos anteriores deste livro:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.