quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Lido: 2014 Campbellian Anthology - A. R. Kahler

A. R. Kahler é mais um autor presente na antologia com um excerto de romance. O dele chama-se

The Immortal Circus. É uma história de fantasia urbana, aparentemente, ou talvez de horror, centrada numa rapariga que se emprega num circo bastante peculiar. Um circo onde, nas palavras da sua chefe, todos os executantes têm... excentricidades. Esse facto constitui parte significativa do enredo, claro, mas não se limita a isso, pois quase ao mesmo tempo que a protagonista começa a trabalhar, acontece no circo um homicídio.

Embora o excerto mostre uma prosa agradável e um ambiente bem caracterizado, com boas personagens, ao lê-lo não me saía da cabeça o ameaçador circo da série televisiva Heroes. Apesar de eu não ter acompanhado fielmente esta série, e por isso ter de reconhecer que posso estar a laborar em erro, achei o ambiente do excerto tão semelhante ao do "Sullivan Bros., Carnival" que dificilmente, parece-me, não terá havido influências. Seja como for, também neste caso muito depende da direção em que o autor decida fazer evoluir o enredo. O livro tem potencial para ser bom, e a relativa falta de originalidade do ambiente não implica necessariamente uma falta de originalidade ou de interesse do livro como um todo. Por outro lado, essas faltas podem acontecer; o excerto deixa-as em aberto. Este é, portanto, mais um caso em que o excerto me deixa na dúvida, sem me convencer.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.