terça-feira, 22 de março de 2022

Irmãos Grimm: O Judeu Entre Espinhos

Autores alemães, a escrever, ou a transcrever, no século XIX. História tradicional, oriunda de uma região de antissemitismo profundo e arraigado. Personagem judeu. O que poderá correr mal?

Se responderam "tudo", acertaram em cheio.

Sim, O Judeu Entre Espinhos, conto que os Irmãos Grimm parecem ter reconstituído (ou construído) a partir de fontes dispersas, visto que ao contrário do que é hábito nas suas notas não referem uma origem para ele, falando apenas das versões que foram encontrando aqui e ali, é uma história profundamente antissemita.

Começa com um pobre que é pessimamente pago por um amo avarento e vai correr mundo com o parco pecúnio no bolso, como em tantas outras histórias. Um anão, que encontra na floresta, enriquece-o com objetos mágicos. E depois encontra um judeu, que maltrata sem razão nenhuma para isso, só porque sim. Compreensivelmente, o judeu jura vingança. Mas, sendo judeu, a vingança só serve para reforçar os preconceitos antissemitas de quem conta a história e o desgraçado acaba enforcado.

Este é daqueles contos dos Grimm que são um tanto ou quanto repugnantes. Não é o primeiro, e provavelmente não será o último. Fruta da época, em boa parte, fruto da cultura vigente, mas não é saber disso que me poupa à volta ao estômago.

Contos anteriores deste livro:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.