O Ex-Futuro Padre e a sua Pré-Viúva é mais um conto fantástico de Mia Couto sobre relações humanas. Desta feita vamos encontrar um casal infeliz, ele porque desejava ir para padre e uma gravidez extemporânea e misteriosa (e provavelmente impossível, tanto assim que tão depressa surgiu assim desapareceu) o obrigou em vez disso a casar com uma mulher que não desejava, por mais bela que fosse, e ela porque, casada ou não casada, a ausência de intimidade física com o homem por quem se apaixonara era completa. Problema. Problema que, como se sabe, a supertição atribui a maus-olhados e semelhantes feitiços, e para cuja resolução aconselha a consultar bruxas e daqueles professores karamba que enxameiam os limpa-para-brisas dos nossos carros com papelinhos coloridos. Mas aqui não é necessário recorrer a essas formas de publicidade; aqui estamos em África, onde todos conhecem uma bruxa ou feiticeiro especialista em tais assuntos, e lá vai o homem sujeitar-se a tratamento. Mas o tratamento tem efeitos inesperados.
É mais um bom conto, como seria de esperar de Mia Couto, mas não me parece que seja dos seus melhores. Pelo contrário, até. Relativamente ao que é hábito em Mia Couto, esta história fica aquém.
Contos anteriores deste livro:
Sem comentários:
Enviar um comentário
Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de abusadores. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.