terça-feira, 9 de maio de 2017

Lido: News from a Dwarf Universe

Há muitas maneiras de estragar uma história. A ideia pode ser má, a qualidade linguística do escritor pode ficar aquém do desejável, a extensão escolhida pode ser a menos indicada para a história que se quer contar, e muitos eteceteras. Dănuţ Ungureanu, romeno (lê-se "Danuts"), estragou a sua "infodumpando-a".

O excesso de infodumps (i.e., despejos de informação) é um defeito comum em histórias de FC escritas por escritores menos hábeis, e News from a Dwarf Universe leva esse defeito a um extremo qualquer. Bem vistas as coisas, este continho não passa de um longo infodump. E é pena, porque a ideia até tem interesse. Um desenvolvimento tecnológico (muitíssimo improvável, mas deixemos passar essa), a criação de "máquinas de encolher", vai ter um profundo impacto social e económico, que se cristaliza quando uma erupção solar destrói todas essas máquinas, gerando duas sociedades distintas: a normal e a dos encolhidos. Segue-se a guerra. E sim, estou a resumir, mas não muito.

Com esta premissa, um autor mais hábil que Ungureanu poderia ter escrito uma história complexa, emotiva, detalhada, repleta de reflexões sociais e políticas, tecnoconsciente. Mas Ungureanu despacha a coisa em duas penadas, com um relato frio, resumido e muito desinteressante. O resultado é uma das histórias realmente fracas desta antologia.

Contos anteriores deste livro:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.