quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Lido: E Outros Belos Contos de Natal

E Outros Belos Contos de Natal é uma antologia organizada por Miguel Neto que tem por objetivo gozar com o Natal, ou seja, reunir um conjunto de contos humorísticos cujo tema seja essa mais sacrossantíssima das quadras. Por desígnio ou por acaso, a maioria destes contos contém um forte elemento fantástico e entre os que não o têm forte a maioria tem-no fraco. Só dois ou três são totalmente realistas, o que é um apontamento que para mim é interessante.

De resto, há que reconhecer que poucas coisas são mais complicadas de se fazer do que reunir-se uma antologia de humor que realmente funcione para um público vasto. O humor é das mais complicadas das artes, e a reação de cada um perante um texto humorístico é sempre pessoalíssima, e portanto subjetiva. A consequência que isto tem para quem faz um livro deste género é oferecer-lhe duas opções: ou se decide por se focar num determinado tipo de humor, e chega assim apenas ao público restrito junto do qual esse tipo de humor funciona, ou então procura ser abrangente, tentando agradar um pouco a muita gente, o que é equivalente a dizer que corre o risco de não agradar realmente a ninguém.

Miguel Neto tentou ser razoavelmente abrangente. Não por completo, visto que todos estes contos troçam de uma maneira ou de outra com o Natal, mas à parte esse detalhe os tipos de humor que aqui se encontram são os mais díspares, da ironia fina do José Bandeira à meia bola e força do Manuel João Vieira.

Podia, também, ter posto a literatura à frente do humor, isto é, podia ter exigido textos literariamente fortes mesmo que pouco humor contivessem. Não o fez. Vários destes contos são literariamente fracos e um deles, o do Pedro Santo, é mesmo muito mau.

Ou seja: o resultado não me parece que seja famoso.

Em todo o caso, há aqui bons contos, e há aqui contos que achei divertidos, contos que encontraram eco no meu sentido pessoal de humor. Portanto não achei o livro mau. Mas não me parece que passe do razoável.

Aqui fica o que achei de cada um dos contos:
Este livro foi comprado.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.