FC, o Banho e Não Só (bib.) é uma vinheta de Mário-Henrique Leiria (aqui, bizarramente, identificado como "Mário Henriques Leiria") que, realmente, junta no mesmo texto ficção científica, um banho e não só. O (primeiro) protagonista está calmamente a tomar um banho de imersão quando o ralo da banheira se transforma num portal interdimensional e o atira para um areal sem horizonte e iluminado por dois sóis. Do banho, portanto, passa-se à FC. Mas eis que surge o não-só sob a forma de um ministro, e o conto acaba em plena ironia.
É um conto bastante típico de Leiria, e bastante bom também: ficção científica somada a abundantes quantidades de surrealismo e de um humor irónico e corrosivo, profundamente político. Dificilmente poderiam ter escolhido para esta antologia conto mais representativo da obra do autor. Não será o melhor — e não seria fácil escolher o melhor — mas Leiria é aquilo. Não há que enganar.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de abusadores. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.