sexta-feira, 23 de abril de 2021

Nem só de Leiturtugas se faz o estímulo à leitura de originais na nossa língua

Não sei de onde veio, ainda que uma pesquisa rápida no Google me sugira que é coisa oriunda do Instagram, essa rede que não frequento (mas não tenho raiva a quem frequenta, embora preferisse de longe que essa malta viesse cá para fora com o que tem a dizer em vez de se encerrar no jardinzinho murado e pelo menos semi-inacessível que aquilo é... para a internet aberta, sabem?, onde a sua audiência não fica limitada aos que frequentam a mesma rede social). Mas a ideia é boa, vai na linha do que tenho tentado fazer com as Leiturtugas, portanto aqui fica a menção e a ver vamos se ficará também a adesão. Sim, não sei ainda se vou participar. Depende de várias coisas que não estão inteiramente sob o meu controlo. Mas vocês? Vocês deviam.

Em que consiste a coisa? Em ler contos. 31 contos, para ser preciso, um por dia durante o mês de maio, com a única restrição de terem de ser de autores de língua portuguesa. É uma coisa que eu faço com regularidade — mais um motivo por que não sei ainda se vou aderir; não é nada que seja incomum nas minhas leituras, pelo que não preciso deste tipo de estímulos — mas não vos vejo a fazer tanto como seria desejável. Os contos não mordem. Os nossos autores também não (a não ser que o leitor queira, claro; se o leitor quiser, podemos morder com todo o gosto. O leitor ou a leitora, naturalmente, consoante as inclinações de cada um(a).) E há por aí contos bestiais só à espera de serem descobertos. E há muitos outros que, não sendo bestiais, são na mesma leituras agradáveis e/ou relevantes.

Mais: nem têm de gastar dinheiro, o que nesta altura do campeonato pandémico é um fator determinante para muita gente. Há por aí contos grátis com fartura, e eu compilei aqui, há algum tempo, para as Leiturtugas, uma lista de sítios espalhados por esta internet fora que têm disponível um subconjunto muito específico de histórias completamente válidas para esta nova iniciativa: portuguesas e de ficção científica (ainda que vários desses sites tenham também coisas não portuguesas e de outros géneros). Não fui verificar se todos os links continuam válidos, mas julgo que a maioria deve continuar. E se não querem andar à procura, olhem, tenho este livro disponível, em EPUB, MOBI (kindle) e PDF. São 29 histórias, de autores portugueses e brasileiros, pelo que vos basta somar duas outras histórias (que até podem sacar aqui mesmo da Lâmpada, se quiserem) e ficam com o projeto composto.

De modo que vá, toca a ler contos em maio. Um por dia. De autores de língua portuguesa, venham eles de onde vierem. E se forem de FC tanto melhor, porque eu sou fã. E se os comentarem por aí, na internet aberta, ouro sobre azul, porque acabam por participar de duas iniciativas com uma só leitura: o #DesafioLerPT e as #Leiturtugas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.