quinta-feira, 16 de setembro de 2021

Irmãos Grimm: Os Três Passarinhos

Eis outra história que os Irmãos Grimm não parecem ter alterado de todo, pois até inclui alguns apartes típicos da narrativa oral, como opiniões do narrador que se intrometem na história propriamente dita. Quem sabe se por não encontrarem neste Os Três Passarinhos qualidades suficientes para se dedicarem a desenvolvê-lo, uma vez que se trata de uma história muito semelhante a tantas outras, visto fazer uso de uma série de elementos que se encontram muito difundidos nestes contos populares.

Quem conheça a história da Cinderela (e quem não conhece?) vai reencontrar aqui parte dos seus ingredientes. A história tem a ver com três irmãs, uma das quais se casa com o rei de um reino antigo. Essa é a boazinha; já as outras duas são más e invejosas. Invejosas, por exemplo, da fertilidade da irmã boa, pois ambas parecem ser estéreis. Vai daí, raptam-lhe os filhos recém-nascidos e substituem-nos por cães, acabando por convencer o rei de que a mulher só dá à luz monstros, o que tem as consequências que facilmente se adivinham. Mas este não seria um conto de fadas se não houvesse final feliz, e os três passarinhos do título vão ser os veículos desse final.

Em suma, esta é mais uma história com pouco que a distinga de muitas outras. Um banal pinheiro num pinhal.

Contos anteriores deste livro:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.