domingo, 5 de setembro de 2021

Leiturtugas #118

Olá, olá, a todos os que querem saber de que andaram as pessoas que leem livros portugueses de FC e fantástico a falar esta semana. Sim, o nome da coisa é Leiturtugas, e a lista vem já a seguir.

E nesta primeira semana pós agosto temos de tudo: oficiais, oficiosos e publicações atrasadas dos encontrados de fresco. Por esta ordem, o que nos chegou dos participantes oficiais foi:

Um livro de contos de Altino do Tojal, lido e comentado pelo Artur Coelho. Orvalho do Oriente é uma edição já razoavelmente antiga (1981), da Sá da Costa, e não mostra nenhum sinal de FC. O Artur passa assim a 5c7s.

Entre os oficiosos temos a Maria João Covas, que publicou um vídeo em que fala do conto Hospital Einstein, autoeditado por Rui Pinto Ferreira via Amazon. Este é FC.

E depois há carradas de material mais antigo. Esta semana encerrei as buscas, mas o que encontrei vai dar para várias notas destas.

Por exemplo, temos a Ana Rute Primo a opinar sobre Segredo Mortal, o tecnothriller de Bruno M. Franco que já fez várias aparições por aqui. Edição da Cultura, e sim, tem FC.

Temos também a "Despenteada", que opina igualmente sobre Segredo Mortal de Bruno M. Franco.

Também encontrei a opinião da Karina Padilha sobre A Rainha Desejada, o tal romance autoeditado por Telma Monteiro Fernandes que faz lembrar Outlander. Continua a contar como com FC.

E descobri também outra opinião da Liliana Raquel sobre outro livro de Andreia Ramos. Intitulado A Defensora do Oculto, é outro romance de fantasia publicado pela Chiado.

Que mais? Bem, temos a opinião da Silvana sobre Encontro em Itália, um romance de fantasia de Liliana Lavado publicado pela Marcador.

E temos também a opinião da anónima que escreve os Livros de Vidro (como tenho de lhe chamar alguma coisa, por uns quinhentos cá meus, vou chamar-lhe "anónima de vidro") sobre O Deus das Moscas Tem Fome, o livro de contos de fantasia pulp de Luís Corte Real publicado pela Saída de Emergência.

E aiinda há mais, mas por esta semana chega, que isto já vai outra vez bastante longo. Até domingo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.