sexta-feira, 19 de janeiro de 2024

Dez Leituras em Algol-7 #4

Lá em Algol-7, o amigo etê anda hiperativo. Mal me mandou uma lista, mandou logo outra a seguir. Tenho de lhe dizer para aguentar os cavalinhos, que isto assim é pressa a mais. O problema é que, prestativo como ele é, se não tiver cuidado com a forma como expresso o pedido ainda passa a enviar-me só uma lista de ano a ano, ou assim. E isso seria, digamos, aborrecido.

A lista mais recente, que voltou a chegar-me com umas nódoas de qualquer coisa estranha mas, tirando isso, a preceito, é a que segue:
 
- Três Amigos e um Desejo, de Benedita de Albuquerque, uma fábula infantil aqui comentada pela Paula Perfeito.

- Pela Cabeça do Rei, de Nuno Almeida, um romance de fantasia (sombria, aparentemente) que é aqui comentado pelo Nuno Ferreira.

- Camila, de Manuel António Araújo, um livro que parece conter algum fantástico, embora não muito, aqui comentado pela «Kou Seiya Girl»

- 13 Contos Fora da Caixa, de A. M. Catarino, um livro de contos (duh!) que francamente não sei se contêm fantástico mas, dado ser esse o ambiente em que se move habitualmente o autor, parece provável que sim, aqui comentado pela Mónica Mil-Homens.

- Também de A. M. Catarino é outro livro de contos, Fragmentário, também comentado aqui pela Mónica Mil-Homens. E este tem fantástico.

- Afastar-se, livro de contos de Luísa Costa Gomes, parece ter muito pouco fantástico, pelo menos ajuizando pelo comentário do Pedro Miguel Silva, aqui. Mas "muito pouco" é diferente de "nenhum".

- Tigres no Céu, de Karel Külle, aka Carlos Anjos Sardinha, um romance de ficção científica aqui brevissimamente comentado pelo LV Paulo.

- Olhos que Comiam Medo, de Norberto Ribeiro, livro que já apareceu na última destas listas e que desta vez foi aqui comentado pela Liliana Raquel.

- A Caverna, de José Saramago, foi aqui comentada pela «Charneca em Flor».

- Também de José Saramago é o justamente (embora às vezes não pareça quando se é obrigado a lê-lo para a escola; das minhas leituras obrigatórias só não detestei uma, e das que voltei a ler mais tarde só continuei a detestar as Viagens na Minha Terra) célebre Memorial do Convento, aqui comentado pela Mariana Leal.

Menos FC que a lista anterior, como se vê, mas a que tem é mais classicamente FC, ainda que também seja literariamente bem pior, ajuizando pelas opiniões que as acompanham.

Vamos a ver agora como faço o pedido de calma lá para Algol-7, e vamos a ver como é que o etê responde. Vou ter de pensar bem no assunto. Logo veremos o que acontece.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.