sábado, 13 de janeiro de 2024

Migalhas

Migalhas, pensamentos dispersos, coisas interessantes, postas de pescada que se costumam deixar nas redes sociais mas eu, que estou pelos cabelos com as redes sociais em que toda a gente anda, resolvi trazer para o blogue.

Isto é uma salada. Não sei ainda se vai ser conteúdo normal na Lâmpada daqui para a frente, mas suponho que vamos todos descobrir em conjunto, eu e quem por aí vai chegando. Para já, é uma experiência. E começa aqui.

oOo

Ficção científica de futuro muito, muito, MUITO distante. Em vídeo, aqui.

oOo

Aviões movidos a caca. Hehehe. Porreiro, pá!

oOo

Não é só em Portugal que se escolhe a palavra do ano (de resto, estas patetices de isto-ou-aquilo do ano nunca são ideias originais nossas, são sempre copiadas de algures). Lá para as américas também o fazem. E a palavra escolhida este ano é, rufo de tambores, enshittification. Tradução? Algo como merdificação, ou assim. Foi cunhada pelo Cory Doctorow, um autor de ficção científica. E o seu significado é razoavelmente óbvio.

E isso diz-vos tudo o que precisam de saber sobre o estado atual da internet. Se bem que a abrangência da palavra ultrapasse em muito a internet.

oOo

E já que estamos a falar de Doctorow, isto, dele, tem de ser lido. É sobre um livro, é sobre o espaço, mas é sobretudo sobre tomar decisões informadas e defendermo-nos das tretas. Na condição de leitor de FC de toda a vida e escritor ocasional, tenho de dizer que concordo por inteiro com todos os argumentos que ele aqui faz.

A única coisa de que sinto falta é uma palavrinha ou duas sobre esta ideia que anda por aí de que é possível combater as alterações climáticas acrescentando mais energia ao sistema Terra através do uso de estações orbitais de captação solar. Mas suponho que não podiam falar de todas as tretas.

oOo


OK, isto aqui em cima diz clima-x ou cuma-x?

É que o produto implícito seria bastante diferente...

oOo

Da imprensa (tecnológica)

"YouTube agora permite enviar episódios de podcast via RSS"

OK, decididamente estou a gostar desta ressurgência do RSS.

Venham mais!

oOo

Como sabem (e se não sabiam sabem agora), estou a dar volta aos velhos artigos que se foram acumulando no meu leitor de RSS, para aquela coisa de Algol-7. E como efeito secundário, tenho andado a ler (e a gostar) as crónicas do Leonardo Cruz na Comunidade Cultura e Arte. Como esta, por exemplo.

oOo

E isto é tão, tão, TÃO bom!

Brasileiras e portuguesa a cantar em inglês e português (com ambos os sotaques).

oOo

Andava desconfiado de que as enormes subidas nas pageviews da Lâmpada Mágica nos últimos anos tinham a ver com o treino de LLMs.

Vai daí perguntei ao ChatGPT e ao Bard o que eram Leiturtugas. Se andaram a cheirar por aqui deviam saber essa, certo?

Bem... continuo desconfiado.

Mas o ChatGPT disse que não conhecia a palavra, e o Bard inventou que era uma "expressão típica portuguesa" para designar gente que "lê devagar". São sempre tão fidedignos, não são?

OK, eles não sabem.

Mas cá eu continuo desconfiado.

oOo

Dado o número de pessoas que anda a cair de janelas nos últimos tempos, a Federação Russa decidiu mudar de nome para Defenestração Russa.

Por favor, respeitem a decisão deles.

(e esta fica melhor em inglês... *suspiro*)

oOo

Fascistas em congresso.

Fascista em discurso direto: "eu aprendi a ser obediente a quem manda".

Se alguém ainda tinha alguma dúvida...

oOo

Raio de mania que as canecas arranjaram agora de se fazer em fanicos lá porque caíram ao chão. Drama queens do caraças.

oOo

E pronto, assim se conclui a experiência. Caso não passe disso, uma experiência, têm tudo isto e muito mais na minha conta no Mastodon. É passarem por lá.

Caso passe de experiência, cá nos voltaremos a encontrar um dia destes.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.