terça-feira, 13 de abril de 2010

Lido: Eu Sou a Lenda

Sim, o título é outra vez Eu Sou a Lenda, mas aqui fala-se do livro que, se consultarem a bibliografia, verão tratar-se duma coletânea, composta por um curto romance e vários contos. A lista completa de histórias que compõem a edição que eu li, de 2008, está no fim deste texto.

Globalmente, pareceu-me ser este um daqueles livros que, mesmo que não agradem por aí além, como aconteceu comigo, são de leitura mais do que recomendada a todos os que quiserem ter ideias concretas sobre os géneros literários, por conterem textos importantíssimos na definição de um género, neste caso o do horror. Além do primeiro conto, que achei brilhante, tanto o romance que dá o título à coletânea como pelo menos três dos outros contos são quase paradigmáticos do tipo de histórias a que em grande medida deram origem. Seminais. E por isso mesmo relevantes. Estão, é certo, desgastados pela montanha de histórias que a eles foram beber, daí que a sua leitura, hoje, cause apenas uma sombra do impacto que teria provocado há meio século. São em boa medida vítimas do seu próprio sucesso. Também é certo que nem sempre possuem grande qualidade literária, embora esta aqui e ali também se mostre (em especial no tal primeiro conto). Mas a relevância ninguém lhes pode negar.

Por outro lado, se o vosso gosto é semelhante ao meu, e se viram e leram as derivações destas histórias que eu vi e li, é provável que não gostem muito do livro. Se vos aborrece lerem histórias de mistério em que já sabem de antemão praticamente tudo o que vai acontecer, o bocejo é certo. Parece-me, portanto, que estas histórias, hoje, têm de ser lidas com um espírito bem diferente, bem mais analítico, do que aquele com que seriam encaradas na época em que foram escritas. Pelo menos se o leitor não for inteiramente ingénuo no género. Se o for, talvez seja um bom livro de iniciação, com histórias simples e diretas e capazes de fornecer uma boa ideia de base acerca duma quantidade bastante vasta de obras posteriores, uma porção significativa do horror e também parte da FC.

O livro é composto pelas seguintes histórias:

- Eu Sou a Lenda
- Nascido de Homem e Mulher
- Presa
- Perto da Morte
- Pesadelo a 20.000 Metros de Altitude
- Os Filhos de Noé

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.