sábado, 20 de julho de 2013

Lido: Contos Ficção Científica

Contos Ficção Científica (bibliografia) é uma pequena antologia com dois contos de ficção científica, e vou desde já adiantando que não é grande coisa. Oh, a ideia compreende-se: tendo um espaço reduzido, e talvez querendo apresentar algo mais elaborado do que é característico na flash fiction (ainda que haja excelente flash fiction de ficção científica; tenho aqui um livro intitulado 100 Great Science Fiction Short Short Stories, editado pelo Asimov y sus muchachos, cheio de coisa boa), e fazer uma escolha que, apesar disso, desse alguma ideia da variabilidade que o género contém, a opção por apenas dois autores, de épocas e estilos bem distintos, é compreensível.

O problema é que nenhuma destas histórias se inclui entre o que de melhor os seus autores escreveram, até porque ambas são histórias do início das respetivas carreiras, ainda que isso seja mais verdade no caso de Ballard do que de Van Vogt. E, embora Ballard seja um dos meus escritores favoritos do género, e um dos grandes expoentes da New Wave britânica, Van Vogt está longe de ocupar um lugar elevado no meu ranking, mesmo entre os autores da Golden Age.

Assim, não será grande surpresa que tenha achado a junção destes dois contos desequilibrada e, pior, capaz de dar uma pálida imagem do que a ficção científica pode ser. Há, no género, muitos outros contos muito melhores do que estes dois. Mas muito melhores.

Eis o que achei de cada um dos contos:
Este livro foi comprado.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.