segunda-feira, 29 de julho de 2013

Lido: O Tombo da Lua

O Tombo da Lua (bibliografia) é um pequeno conto fantástico e humorístico, de Mário de Carvalho, sobre um estranho caso que terá acontecido no alucinante Beco das Sardinheiras. Estava o bom do Andrade da Mula à janela, vem-lhe uma daquelas irresistíveis vontades de bocejar, à qual ele, obviamente, não resiste, e é nessa precisa altura que a Lua se lhe enfia goela abaixo, catrapumba. Comoção geral, como é bom de ver. É um conto divertido e muito bem escrito, com um belo uso da oralidade popular. Um conto carregadinho de ironia, muita dela de cariz social. E um conto que se socorre de um certo maravilhoso que é mais comum encontrar-se em histórias infantis do que em histórias como esta, mais ou menos para adultos, o que segundo as minhas contas só lhe aumenta o interesse. Gostei bastante, sim senhor.

Textos anteriores deste livro:

2 comentários:

  1. Olá, desculpe mas, saberá qual é o significado da oração "lá a calari" nesse conto. Eu estou a aprender a língua portuguesa e por tanto não comprendo bem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se bem me lembro do contexto (agora não tenho tempo para ir à procura), é um oralismo, que reflete uma pronúncia. No português padrão escrever-se-ia "lá a calar", que é uma contração da ordem "vamos lá a calar!" Equivalente a "calem-se!", "silêncio!" ou "chiu!"

      Eliminar

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.