quinta-feira, 14 de abril de 2016

Lido: O Rei dos Sapos, ou Henrique-de-Ferro

O Rei dos Sapos, ou Henrique-de-Ferro é um dos contos dos Irmãos Grimm recolhidos no folclore alemão. Trata-se de uma fábula sobre uma princesa desdenhosa que tenta obter vantagem de um sapo, abandonando-o em seguida, sem saber que o sapo não era um simples animal mas sim um príncipe encantado, e vai por causa disso apanhar uma lição. Mas uma lição benigna, porque tudo acaba o melhor possível.

Para mim, o mais curioso nesta história, que provavelmente terá mais a ver com as escolhas feitas pelos Grimm — que adaptaram e selecionaram deliberadamente os contos que recolheram para poderem ser lidos por crianças — do que com o material de base, é o quão diferente o ambiente dela é relativamente às histórias populares portuguesas que tenho também andado a ler. Ao humor tantas vezes corrisivo, bruto e subversivo das nossas histórias contrapõe-se aqui o "e viveram felizes para sempre" dos contos de fadas.

Mas este é só um exemplo, a primeira de muitas histórias. Pode ser que não seja sempre assim.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.