sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Oi?

Deixando para trás as consoantes mudas, voltamos aos acentos. Aqui falarei da acentuação do O nas palavras paroxítonas que incluem o ditongo OI. Essa acentuação, na nova ortografia, cai. Um exemplo: "heróico", que se escrevia assim em toda a lusofonia e passa, com o acordo ortográfico, a escrever-se "heroico".

E é isso o que acontece na vasta maioria dos casos: aqui, a mudança dá-se em uníssono, passando-se quase sempre de uma ortografia única antes do AO90 para outra ortografia única depois ao AO90. Quase sempre.

São, no Vocabulário da Mudança, 535 palavras que continham o ditongo OI acentuado, e em todas essas 535 palavras o ditongo perde o acento. O que acontece depois é o seguinte:
  • Há apenas 3 casos de grafias divergentes, devido a outros fatores, que passam a duplas grafias.
  • O número de palavras em que uma grafia idêntica é transformada noutra grafia idêntica é de 529. Quase a totalidade deste grupo de palavras.
  • Existem 3 casos de convergência.
  • Não há nem um único caso de divergência.
  • Entre as convergências, 2 fazem-se para a antiga forma portuguesa e 1 para uma forma nova.
E não há grandes comentários adicionais a fazer. Trata-se de uma mudança simples, que afeta por igual todos os utilizadores da língua.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.