Por outro lado, nos verbos nenhuma mudança existe.
Ou seja, recapitulando, os números após correção dos erros são os seguintes:
- O Vocabulário da Mudança contém um total de 6573 vocábulos
- Entre esses, contam-se 3703 casos de grafias anteriormente divergentes que hoje são duplas (ou, em raríssimos casos, triplas). Na sua grande maioria são casos em que a prática anterior não muda.
- Contam-se 1400 casos de grafias anteriormente idênticas que continuam hoje a ser idênticas (mas diferentes das anteriores).
- Contam-se 1249 casos de convergência, grafias anteriormente diferentes que passaram a ser iguais.
- Contam-se 221 casos de divergência, palavras que anteriormente se escreviam de forma igual mas passaram a aceitar dupla grafia.
- Entre os casos de convergência, são 616 os que se fazem para a antiga norma portuguesa.
- Entre os casos de convergência, são 613 os que se fazem para a antiga norma brasileira.
- Há 20 casos de convergência para uma ortografia inexistente antes do AO90.
O passo seguinte (que já está meio posto em prática) é analisar as mudanças caso a caso. Isso deve levar algum tempo, até porque tem uma componente manual relevante pois, se é fácil isolar automaticamente as palavras que incluem sequências consonantais, hífenes, tremas ou quaisquer dos outros detalhes que sofreram alterações com a nova ortografia, separar aquelas que as incluíam e continuam a incluir das que incluíam mas deixaram, total ou parcialmente, de incluir não é factível sem ir verificar os casos um a um. Ou pelo menos não o é sempre.
Trocando por miúdos, isto vai ainda durar vários dias.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de abusadores. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.