domingo, 28 de julho de 2013

Lido: O Guarda-Vestidos de Porta de Espelho

O Guarda-Vestidos de Porta de Espelho (bibliografia) é uma noveleta de horror de Hugo Rocha que recupera um tema já bastante batido: o espelho encantado (ou, no caso, amaldiçoado) que não se limita a refletir aquilo que deve. Trá-lo para Portugal, é certo, e aí reside a novidade, mas de resto o enredo é previsível, ainda que não deixe de estar bem construído. Contado na primeira pessoa por um homem bem integrado na sociedade conservadora do tempo, que começa empregado e acaba promovido a gerente de uma casa comercial, a história descreve cerca de ano e meio da sua vida, entre o momento em que a promoção lhe permite pedir casamento à mulher que vinha cortejando e o desenlace adequadamente trágico da trama. Os dois ficam noivos, os dois procuram casa, depois procuram mobília, encontram-na e é aqui que surge o tal guarda-vestidos de porta de espelho, cujo espelho faz das suas e vai provocar todo o drama. Não convém revelar muito mais do que isto, portanto calo-me. Acrescento apenas que não gostei muito desta noveleta, não só pela previsibilidade do seu enredo, como também (ou se calhar principalmente) porque o estilo literário de Rocha não me agradou por aí além. Se por um lado mostra um vocabulário vasto e interessante, o que é bom, por outro tem um estilo de tal forma enovelado, enrodilhado, com vírgulas por todo o lado, que torna a leitura algo penosa. O que é mau.

3 comentários:

  1. Boa noite. Onde posso encontrar este ebook? No DN já não se consegue pois devem ter eliminado os livros que publicaram. Existe outra página onde se possa fazer o download? Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, suponho que este comentário se refira a um dos ebooks do DN, não a esta noveleta do Hugo Rocha. Infelizmente, não sei dizer. Como descarreguei os ebooks logo na época, não os voltei a procurar, e não sei se eles ainda estão disponíveis em algum sítio.

      É questão de procurar. Há várias bibliotecas digitais e compilações de links espalhadas pela web, e até pode ser que também haja algum torrent, algures (o que não sei se seria legal, apesar de os ebooks terem sido gratuitos). Mas não sei.

      Eliminar
  2. Agradeço a sua resposta. No site do DN já não há nada disponível, com muita pena minha. Quanto ao livro do Hugo Rocha tenho uma edição de 1969 em capa dura e sem imagens, ao estilo "antigo". Abraço.

    ResponderEliminar

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.