sábado, 5 de maio de 2018

Uma HA portuguesa?

A fim de continuar a alimentar o Ficção Científica Literária com material vindo também de fora dos sítios do costume decidi, desde o fim do scoopit (que me servia para isso), manter um conjunto de pesquisas permanentes sobre alguns termos no Google, e um desses termos é "história alternativa". Ora hoje apareceu-me lá este livro, cuja existência desconhecia totalmente. Livro e autor, na verdade; nem Derradeiro Suspiro Real nem José Navarro de Andrade fazem acender alguma luzinha

O livro apareceu-me integrado no catálogo de uma tal Livraria Candelabro, do Porto, e o texto que o acompanha (calculo que seja a sinopse, mas sem certezas) sugere que poderá não ser propriamente história alternativa, mas certamente se aproxima bastante disso:
"E se às primeiras horas da tarde de 4 de Outubro de 1910 o major Paiva Couceiro, num arroubo temerário, tivesse carregado sobre a Rotunda, desbaratado os revoltosos republicanos? É neste postulado que a presente novela se firma para descrever a continuidade e as transformações da Monarquia nos anos seguintes, provavelmente as surpresas seriam muitas e porventura a maior delas todas tivesse sido a inexistencia de grandes variações. A inércia e a entropia costumam ser forças formidáveis, de tal modo que é normal superarem, ofuscarem e subjugarem o poder da imaginação. Talvez assim se possa dizer que esta novela não caiba precisamente no género de história alternativa. O que ela pretende, afinal, será iludir o engenho da ficção com a memória dos factos verídicos".
Os dados do livro, tal como vêm no site, são: Arranha-Céus. Lisboa. 2015. In-8º gr. de 181-IV págs. Br. Parte disto são sinalefas incompreensíveis, mas o resto entende-se.

Não vou comprá-lo (já cá tenho demasiados livros por ler), mas aqui fica para o caso de alguém se interessar. E depois diga-me mais coisas sobre o que este livro realmente é, se fizer o obséquio. É que até fiz umas buscas na internet e, embora haja algumas notas sobre o lançamento, vindas em sítios mais ligados ao mainstream literário do que a géneros próximos da HA, há um redondinho zero de opiniões ou de dados mais concretos sobre ele.

4 comentários:

  1. Só descobri isto: https://www.rtp.pt/play/p312/e216797/a-volta-dos-livros

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já é qualquer coisa.

      Dá ideia de que é tão HA como a «História do Cerco de Lisboa»: há quem ache que sim; eu acho que não.

      Eliminar
  2. Olá! Já aqui venho há algum tempo, talvez há um ano ou dois. Infelizmente ainda não encontrei aqui nenhuma análise a um livro que tenhamos lido em comum, se calhar porque não leio ficção científica.
    Porque venho aqui, então? Pelas análises, sempre tão interessantes. E porque ainda não perdi a esperança de encontrar a análise a um livro que eu conheça ou que me possa interessar. ;)
    Já que gosta de análise, convido-o a visitar o fórum Beta Readers Portugal, uma tentativa de criar uma comunidade de beta readers em português de Portugal com gente de várias sensibilidades e gostos literários. Eu não gosto de FC, mas há lá quem goste.
    O link: https://betareadersportugal.forumeiros.com/
    Fica a sugestão. Eu vou continuar por aqui e pôr a leitura em dia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eh pá, nada contra o vosso fórum, muito pelo contrário, acho muito útil. Mas já mal consigo arranjar tempo para os meus projetos. Portanto vou agradecer o convite e declinar.

      De resto, continuas a ser bem-vinda, obrigado pela persistência e, até porque as minhas leituras não se resumem à FC, quem sabe um dia apareça por cá algo que conheças.

      Eliminar

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.