quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Lido: Invasão Alienígena

Quando se reúnem contos de diversos autores numa publicação única, seja revista, antologia ou qualquer outra variante do mesmo tema, é inevitável que o resultado tenha alguma desigualdade. Não só há sempre uns contos melhores que outros, como há também inevitavelmente alguns autores que ressoam melhor ou pior com cada um dos leitores da obra. Este facto é tão intrínseco a este tipo de publicações, e pouco importa se o tema é livre, se existe tema comum ou até se as histórias pertencem a um universo partilhado, que nem valeria a pena fazer-lhe menção, se não se desse o caso de ser mencionado com frequência de forma depreciativa quando as pessoas falam de revistas ou antologias.

E se não se desse também o caso de por vezes se exagerar na dose.

É este último o caso deste Invasão Alienígena, antologia temática sobre aquilo que a intitula, título que só por si já indica imediatamente que estamos perante ficção científica. Foi organizada e publicada em ebook por Ademir Pascale, que também contribui com um conto (a que chama introdução, mas que não deixa por isso de ser conto). O volume virtual inclui contos que vão do excelente, Nas Catacumbas de Luiz Bras, ao péssimo, Invasão Retomada de Macelo Bighetti, incluindo tudo o que se possa imaginar de permeio, e até um erro de casting, O Hóspede de Flávia Muniz, e é prejudicado por essa variabilidade tão intensa, demonstrando que não, contrariamente ao que por vezes se sugere não é por as antologias serem temáticas que elas ganham mais coesão interna. Nem em universo partilhado existe verdadeira coesão quando a qualidade dos textos varia brutalmente entre uns e outros. Pelo contrário, uma antologia de tema livre com textos de um nível de qualidade regular (e para isto não importa se elevado, médio ou baixo) é uma publicação coesa.

Esta não o é, bem longe disso. Creio que nem chega a ser uma antologia mediana, apesar dos contos bons que contém. Por outro lado, e como eu digo sempre, basta que numa publicação exista um conto excelente ou dois ou três bons para essa publicação ter valido plenamente a pena, e é o que acontece aqui. Bastaria o conto do Luiz Bras para dar a esta Invasão Alienígena razão para existir, mas ainda há os do Gian Danton, do Claudio Parreira, do Roberto Causo e até do Gerson Lodi-Ribeiro, apesar de ser talvez o pior conto dele que eu já li, a contribuir para que valha a leitura.

Eis o que achei dos contos individualmente considerados:
Este livro foi distribuído gratuitamente pela internet.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.