E se não se desse também o caso de por vezes se exagerar na dose.
É este último o caso deste Invasão Alienígena, antologia temática sobre aquilo que a intitula, título que só por si já indica imediatamente que estamos perante ficção científica. Foi organizada e publicada em ebook por Ademir Pascale, que também contribui com um conto (a que chama introdução, mas que não deixa por isso de ser conto). O volume virtual inclui contos que vão do excelente, Nas Catacumbas de Luiz Bras, ao péssimo, Invasão Retomada de Macelo Bighetti, incluindo tudo o que se possa imaginar de permeio, e até um erro de casting, O Hóspede de Flávia Muniz, e é prejudicado por essa variabilidade tão intensa, demonstrando que não, contrariamente ao que por vezes se sugere não é por as antologias serem temáticas que elas ganham mais coesão interna. Nem em universo partilhado existe verdadeira coesão quando a qualidade dos textos varia brutalmente entre uns e outros. Pelo contrário, uma antologia de tema livre com textos de um nível de qualidade regular (e para isto não importa se elevado, médio ou baixo) é uma publicação coesa.
Esta não o é, bem longe disso. Creio que nem chega a ser uma antologia mediana, apesar dos contos bons que contém. Por outro lado, e como eu digo sempre, basta que numa publicação exista um conto excelente ou dois ou três bons para essa publicação ter valido plenamente a pena, e é o que acontece aqui. Bastaria o conto do Luiz Bras para dar a esta Invasão Alienígena razão para existir, mas ainda há os do Gian Danton, do Claudio Parreira, do Roberto Causo e até do Gerson Lodi-Ribeiro, apesar de ser talvez o pior conto dele que eu já li, a contribuir para que valha a leitura.
Eis o que achei dos contos individualmente considerados:
- Carta do Futuro
- Nas Catacumbas
- Invasão Retomada
- Todo o Silício do Mundo...
- O Grande Besouro
- O Dia em que Eles Cansaram de Esperar
- Perdidão
- Infiltrado
- O Hóspede
Sem comentários:
Enviar um comentário
Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de abusadores. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.