domingo, 19 de dezembro de 2021

Vários: Contos Românticos

Não há muito para dizer sobre estes Contos Românticos que ultrapasse muito o que foi sendo dito ao longo da leitura dos cinco contos compilados nesta pequena antologia, pelo que o que se segue é em boa medida uma repetição de ideias já expressas que, aqui chegado, me parece valer a pena sublinhar.

Uma antologia ou coletânea (ou, já agora, revista) não é apenas um empilhado de contos, mesmo quando estes não estão sujeitos a restrições temáticas. Há escolhas a fazer na sua escolha, com perdão pela gaguez, e também na sua sequência. E nesta pequena antologia tanto a escolha como a sequência têm algo que se diga.

A escolha é bastante sui generis. Eu esperaria encontrar numa antologia de histórias românticas histórias... bem... românticas. Mas aqui não é bem isso o que se encontra — estas histórias são de uma forma geral críticas do romantismo e por vezes fortemente irónicas. Note-se que isso para mim é bom, uma vez que não morro de amores pela literatura romântica, longe disso: foi em boa parte por esse motivo que gostei mais delas do que esperava gostar. Mas por outro lado também pode ser mau, porque uma antologia temática que não respeita o tema está em certa medida a violar as regras. O que pode irritar alguns leitores.

Quanto à sequência, ela não me levantaria nenhuma contestação se não se tivesse dado o caso do volume ser encerrado por duas histórias demasiado semelhantes. Há também aqui um elemento de escolha, é certo, pois havendo outras histórias disponíveis talvez tivesse sido avisado evitar escolher duas tão parecidas, mas creio que elas passariam razoavelmente bem num volume único se não tivessem sido incluídas em sequência. E se não fossem as duas últimas. E, talvez, se o volume fosse maior. Assim, a leitura termina com uma sensação de mesmice que não é justa para o todo e seria facilmente evitável.

Por outro lado, os contos de uma forma geral valem a leitura, e isso é capaz de ser o mais importante. Não estou, portanto, a dizer que esta é uma má antologia. Estou apenas a dizer que é um tanto ou quanto irritante encontrar-lhe defeitos que tão facilmente poderiam ter sido evitados. Enfim...

Eis o que achei de cada um dos contos:
Este livro foi comprado.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.