domingo, 6 de fevereiro de 2022

Leiturtugas #139

Bem, vamos lá então pôr em dia esta coisa das Leiturtugas. Mais vale aproveitar que nestas duas semanas o pessoal esteve pouco ativo, não é? Vamos lá.

Começando, como é hábito, pelos participantes oficiais na coisa, temos mais uma opinião da Carla Ribeiro a divulgar. Desta feita, a Carla esteve a ler uma coletânea intitulada Um Belo Dia Para Morrer e Outras Histórias. Edição do autor, Amílcar Monteiro, e datado de 2020, este livro tem até a qualidade acrescida de conter alguma FC num conjunto de contos que parecem mergulhados principalmente num fantástico mais mágico-realista. Seja como for, a Carla passa a 1c4s.

Por seu lado, o Artur Coelho continua a atirar para as margens da FC&F, opinando desta feita sobre um ensaio, que parece ser de natureza fundamentalmente antropológica, sobre as tradições transmontanas. De autoria de António Tiza e intitulado Inverno Mágico, trata-se de uma edição de 2015 da Âncora. Nada de FC, e o Artur passa a 0c3s.

A FC reaparece trazida pelas mãos dos oficiosos.

Nomeadamente pelas mãos do Nuno Coelho, que opinou sobre Ecologia, o romance distópico que Joana Bértholo publicou em 2018 pela Caminho.

E também nos chega pelas mãos da Almerinda, que se estreia nestas andanças opinando sobre outro romance distópico, Por Este Mundo Acima, de Patrícia Reis. Edição da Dom Quixote datada de 2011, é também a primeira vez que este livro e esta autora aparecem por aqui. Foi uma ótima estreia, Almerinda.

Mas nem só de FC se fez a atividade oficiosa nestas duas semanas, pois houve também outras coisas.

Coisas como o livro de Fernando Ribeiro publicado pela Suma, Bairro Sem Saída. Quem opinou agora sobre este romance datado do ano passado foi a Cris.

E coisas como As Intermitências da Morte, de José Saramago, lido e comentado pela "Charneca em Flor". O romance é de 2005, mas a Charneca parece tê-lo lido na edição em ebook da Porto Editora, que tem data de 2014.

E é tudo. Estamos em dia. Siga agora a programação normal. Veremos dentro de sete dias o que a semana que agora começa nos reserva.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.