segunda-feira, 30 de maio de 2016

Lido: 2014 Campbellian Anthology - Clint Morey

Com Clint Morey regressamos aos excertos de romances e o dele intitula-se

The Outer Rims. Parece tratar-se de uma obra de ficção científica mais ou menos militar, muitíssimo americana, sobre o contacto e coexistência, ou não, entre uma espécie indígena de um planeta, inteligente mas tecnologicamente pouco desenvolvida, e colonos humanos. O protagonista é um "space marshall", uma espécie de polícia planetário independente de elevada patente, que parece seguir o modelo dos federal marshalls dos EUA, o qual é nomeado para o planeta onde os tais indígenas lhe tinham assassinado os pais, missionários evangélicos, que teriam ido ao planeta a fim de evangelizarem os nativos. Eu avisei que isto era muito americano.

O enredo é bem lançado (ainda existe uma mulher doente, que a medicina dos nativos parece poder tratar, e mais uma série de pontos de tensão) e a escrita é competente, mas o excerto não dá pistas sobre o rumo que o romance vai seguir, deixando em aberto muitos rumos diferentes, uns bastante bons, outros bem pelo contrário. No entanto, despertou-me curiosidade, mesmo tendo-me toda aquela americanice deixado de pé atrás; pelo menos essa qualidade tem de certeza.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.