terça-feira, 3 de maio de 2016

Lido: A Lotaria na Babilónia

A Lotaria na Babilónia é mais um magnífico conto de Jorge Luis Borges sobre uma peculiar lotaria que teria começado na Babilónia e se teria ido desenvolvendo ao longo dos anos, e depois dos séculos, até chegar, discreta, aos nossos dias, começando por uma lotaria bastante simples mas indo sofrendo mutações ao longo do tempo, indo tomando formas cada vez mais complexas e acabando por se transformar na explicação para o caos que irrompe pela vida de cada um de nós. Mesmo quando é um caos manipulado.

Muitíssimo bem escrito e concebido, é um conto que foge um pouco (ainda que não totalmente) aos paradoxos tão do agrado de Borges, apesar de ser inteiramente borgesiano na ideia de que a falsidade permeia tudo o que nos rodeia, ou pelo menos que a realidade é intrinsecamente pouco fiável. Outro conto fantástico de primeira água.

Contos anteriores deste livro:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.