segunda-feira, 23 de maio de 2016

Lido: 2014 Campbellian Anthology - Michael J. Martinez

Michael J. Martinez é mais um autor que está presente nesta antologia com um excerto de romance, que no seu caso se intitula

The Daedalus Incident. Com este título os leitores mais experientes facilmente situam a obra na ficção científica, e de facto acertam, mas trata-se de uma ficção científica bem diferente do que poderão esperar. Tão diferente, de facto, que haverá leitores que estranharão o rótulo, ainda que talvez estranhassem menos se a palavra ficção fosse substituída pela palavra fantasia. É que este romance parece ser um híbrido de história pré-vitoriana de navegação com space opera, e se isso soa estranho é porque realmente o é. Imaginem uma daquelas histórias, passadas no século XVI ou XVII, em que os intrépidos navios ao serviço de Sua Majestade britânica combatem ferozmente os galeões espanhóis carregados de ouro vindo das colónias castelhanas na América. Imaginaram? Agora transponham-na para o espaço, ponham os navios a navegar não o mar Oceano mas o Vazio, algures nas imediações de Marte, mas sem que a manobra, as armas e até a estrutura das embarcações mude por aí além. É isso que este excerto nos traz. E é isso que este excerto nos traz. O problema é que se for só isso que o romance contém o resultado deverá ser muito, muito insatisfatório. Não sei se assim é ou não. Mas lá que o excerto não me deixou minimamente interessado no livro completo, não deixou.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.