segunda-feira, 30 de maio de 2016

Lido: Off the Shelf

Off the Shelf é um conto de ficção científica de Steve Redwood que retrata uma sociedade ultramisógina, na qual os homens de baixo nível social vão levantar mulheres à biblioteca sempre que precisam de companhia feminina. Sim, biblioteca, pois o lugar onde se arranjam as mulheres funciona tal qual uma biblioteca: as mulheres estão nas prateleiras, numa espera ansiosa por serem escolhidas por algum homem, e estes têm direito a desfrutar delas durante algum tempo, após o qual ou as devolvem ou renovam o empréstimo. E tudo funciona bem, salvo o facto de as mulheres irem desenvolvendo personalidade com o tempo (enquanto se vão estragando a grande velocidade), o que pode levar a que um dos homens se apaixone. O que é precisamente o que acontece com o protagonista desta história.

Este é um conto que leva a extremos ridículos a noção de mulher objeto, de mulher-bibelô, precisamente para mais ferozmente a criticar. A história está desenvolvida de forma eficiente, ainda que a redenção de todo o sistema pelo amor, um amor que fecha os olhos a toda a degradação e a todas as imperfeições, seja um cliché talvez desnecessário. Mas é essa a mensagem que Redwood quer passar: a de que o corpo pouco importa, só a mente realmente interessa. Fá-lo com eficácia, num conto interessante.

Conto anterior deste livro:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.