quarta-feira, 18 de maio de 2016

Lido: VanderMeer 2005

VanderMeer 2005 é um livrinho de 71 páginas que serve como apresentação das obras mais recentes do autor (publicadas ou no prelo), Jeff VanderMeer, à data da publicação, 2005. Sendo uma apresentação é, naturalmente, composto por excertos, não por obras completas, mas mesmo assim estas existem, pois um dos livros apresentados é uma coletânea de contos intitulada Secret Lives. Na verdade não é a única coletânea aqui presente: City of Saints & Madmen também o é, mas as histórias desta última são mais extensas e por isso o que aqui aparece é também apenas um excerto. Completam o volume uma entrevista a VanderMeer, feita por Neddal Ayad, e uma nota do autor.

Estes livrinhos são sempre ofertas e eu, depois de o receber, pu-lo na pilha e nunca mais me lembrei dele até há pouco tempo. Hoje arrependo-me, porque os excertos aqui presentes são francamente interessantes e, uns mais do que outros, como é natural, despertam mesmo a vontade de ir à procura dos livros completos. Fiquei particularmente interessado em Veniss Underground e em City of Saints & Madmen, mas suspeito (risca: tenho certeza) que haverá também histórias muito boas em Secret Lives. Shrek: an Afterward foi o livro que menos curiosidade me despertou, mas mesmo assim despertou-a, até porque há uma coisa que é constante em todos estes excertos: qualidade literária.

Tudo somado, este livrinho que se destina a despertar a quem o ler curiosidade sobre as obras completas, cumpriu em pleno o objetivo. Ou seja: é muito bom. Um dia saberei se os quatro livros a que se refere também o são, como parecem ser.

Eis os comentários que os vários excertos (e histórias completas) me foram despertando:
Como já foi dito, este livro foi uma oferta.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.