domingo, 12 de agosto de 2018

Feira do livro

Embora seja só a de Lisboa (e, vá, a do Porto) que faz parangonas, a realidade é que existem feiras do livro um pouco por todo o lado, umas maiores outras mais pequenas. A de Portimão tem fama de ser uma das maiores, pelo menos em volume de vendas, aproveitando para isso o bom tempo estival mas sobretudo a invasão de turistas na cidade que acontece todos os agostos, estratégia em que de resto está acompanhada por todas as outras feiras do livro do Algarve (são talvez umas dez, todas a decorrer mais ou menos ao mesmo tempo).

Todos os anos lá vou, normalmente mais que uma vez, e este ano já aproveitei uma noite bem quente para lá dar um salto. Voltei para casa com os três livros novos que estão ali na foto.

De Carmen Maria Machado já tinha lido três contos, um dos quais faz parte desta edição portuguesa de O Corpo Dela e Outras Partes. E como tinha gostado muito, assim que soube que este livro iria ser lançado arrebitei logo as orelhas. É raro, muito raro mesmo, eu comprar um livro tão pouco tempo depois de sair — geralmente espero que passe o hype — o que vos deve dar uma ideia da expetativa com que encaro este.

De Cormac McCarthy nunca li nada, o que de resto foi aqui há meses tema de conversa facebookiana entre mim e um outro Jorge (que naquela altura também ainda não tinha lido nada dele) a propósito de um outro livro. Ambos concordámos que tínhamos curiosidade, mas que o primeiro livro que leríamos seria muito provavelmente A Estrada. E cá está ela, A Estrada, pronta para ser lida.

Quanto a Dan Simmons, já li A Canção de Kali e gostei o suficiente para o incluir na listinha de melhores livros do ano de 2011 (não, o livro não é de 2011; eu é que o li em 2011). Ando há vários anos vai não vai para comprar este Hyperion porque se por um lado tenho ótima impressão do autor e o livro até foi premiado com um Hugo, pelo outro a space opera deixa-me sempre um bom bocado de pé atrás, apesar de por vezes ter boas surpresas com ela. Mas agora não resisti e lá veio o livro para casa. Este não tem edição portuguesa, e se calhar nunca terá.

É provável que ainda volte à feira do livro, que lá ficará até dia 24, até porque vi mais um ou dois livros que estiveram também quase a vir e sou capaz de não resistir à tentação de os ir buscar. Mas para já o saque é prometedor.

2 comentários:

  1. Viste o filme "A Estrada"? Pesadíssimo. Tem uma crítica no meu blog. Do que li, o livro ainda é mais pesado. Depois diz o que achaste do livro. Este interessa-me muito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não vi, não. Quando ler o livro será o meu primeiro contacto com este universo ficcional (a menos que veja o filme entretanto, o que não é lá muito provável; prefiro ler os livros primeiro).

      Agora, a grande dúvida é quando isso acontecerá.

      Eliminar

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.