sexta-feira, 15 de maio de 2015

Lido: Isaac Asimov Magazine, nº 1

A Isaac Asimov Magazine (bibliografia - ainda incompleta), uma antiga revista publicada no Brasil no início dos anos 90, que começou por traduzir para português contos e artigos publicados na Asimov's Science Fiction e a dada altura começou também a publicar produção local, arrancou com este número. E arrancou de uma forma que não me parece que ultrapasse muito o razoável, ainda que seja possível que o tempo transcorrido desde a sua publicação esteja a poluir um pouco a avaliação.

De facto, dos 10 contos e noveletas que compõem este número, só dois ou três me pareceram realmente ficções de primeira água. É certo que não há nenhum conto mau, mas há vários que ficaram bem longe de me encher as medidas, enquanto a outros, apesar de serem melhores, lhes falta, a meu ver, qualquer coisa.

Seja como for, é uma publicação que vale bem a pena ser lida, e que à época, num Brasil em que coisas destas não abundavam, deve ter constituído uma verdadeira pedrada no charco. Tal como seria em Portugal caso algo assim tivesse saído por cá, sublinhe-se. Por certo este número é em tudo muito superior a adaptações semelhantes que houve por cá, anos antes, entre as quais será de destacar o Magazine do Fantástico e Ficção Científica.

Quem quiser saber o que achei de cada texto tem as respetivas opiniões distribuídas por quatro partes. A primeira está aqui, aqui a segunda, eis a terceira e por fim a quarta.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.