domingo, 20 de junho de 2021

Afinal tenho mais notas de rodapé nas ciências astronómicas


Alguns de vocês já saberão, até porque o mencionei aqui na Lâmpada não há muito tempo, que tenho estado a construir devagarinho um índice remissivo de todas as opiniões que fui aqui publicando ao longo dos anos. Mas embora seja esse o conteúdo principal deste blogue não é o único, e ao preparar o índice tenho reencontrado coisas que, muitas vezes, já tinha esquecido. Como esta, onde proclamo com indisfarçado gozo que sou oficialmente um descobridor de mundos. Reencontrei-a agora, e resolvi ir tentar ver se haverá mais algum mundinho lá fora codescoberto por mim. E numa pesquisa rápida e mais que provavelmente incompleta realmente encontrei um.

Mais que provavelmente incompleta porque nessa pesquisa não aparece a publicação original, a que deu origem ao meu post de 2012. A qual existe e continua lá, o que levanta uma hipótese muito concreta de haver mais. Mas para já, temos mais uma.

Pois parece que também ajudei a descobrir 2004 LU32, um mundinho com cerca de 85 km de diâmetro, classificado como objeto transneptuniano, que dá uma volta ao Sol a cada 311 anos.

E vão três!

E agora vou tentar saber se há alguma forma eficaz de fazer uma pesquisa nas Minor Planet Electronic Circulars, que se houver mais coisas destas terão certamente sido publicadas aí. Se houver, podem contar com mais gabarolice.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.