domingo, 27 de junho de 2021

Mia Couto: Sonhar de Bicho

Existirá o mito do lobisomem em geografias que os lobos não habitam? Ou, talvez mais apropriadamente, será possível nesses lugares fazer literatura baseada nesse mito sem a deixar com ar de coisa artificialmente transplantada? Mia Couto dá a resposta neste pequenino Sonhar de Bicho, e a resposta é sim.

O truque é simples: em lugares onde não há lobos há outros tipos de canídeos, alguns dos quais têm uma vida social e um comportamento razoavelmente semelhantes aos dos lobos. Em África, por exemplo, há os mabecos, também conhecidos como cães-caçadores, e são esses os animais que Couto usa para este seu continho fantástico, quase de terror, no qual um homem sozinho na mata depara com uma matilha de extraordinários homens-mabecos.

Em menos de duas páginas, este é daqueles continhos que quase se resumem a um só episódio. Mas Mia Couto sabe do seu ofício e por isso nada falta a esta historinha, ainda que eu tivesse ficado com vontade de ler coisas mais desenvolvidas baseadas nesta ideia, mesmo que isso a levasse a perder, ou pelo menos a atenuar, o seu lado mais alegórico, e especialmente se deitasse fora a desculpa do sonho, um cliché demasiadas vezes usado por quem quer introduzir o fantástico na literatura mas não quer ser por isso julgado pelos desimaginativos. É assim tão boa.

Textos anteriores deste livro:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.