quinta-feira, 24 de junho de 2021

Ângelo Brea: O Efeito Smith

Estou bem longe de ser um fundamentalista do "show-don't-tell", pelo menos como é comummente compreendido (ver parêntesis), essa fórmula mágica que há quem julgue que quando aplicada vai resolver todos os problemas de enredo numa história. Pelo contrário: penso que, como de resto acontece com boa parte das fórmulas deste género (ou talvez mesmo todas), ela é fundamentalmente errada, quanto mais não seja porque fornece uma saída fácil para quem não quer pensar a sério no que se pretende alcançar com a literatura, seja na condição de escritor, seja na de leitor ou crítico. A verdade é que há literatura ótima que obedece à fórmula... e também a há ótima a violá-la.

(eis o parêntesis: na verdade creio que essa formulação costuma ser mal compreendida, sendo encarada como um anátema generalizado contra a escrita descritiva. Na realidade, parece-me, ela é um alerta contra a tendência para explicar demasiado, roubando ao leitor o prazer de investigar as entrelinhas e encontrar nelas surpresas, o que tanto pode acontecer na escrita descritiva como na narrativa. E com isso eu concordo. Fecha parêntesis.)

Dito isto, contos como este O Efeito Smith, de Ângelo Brea, parecem feitos de propósito para ilustrar as desvantagens do "tell" relativamente ao "show".

Quem lê regularmente ficção científica certamente já deparou com histórias nas quais a Humanidade é olhada de fora, por olhos alienígenas. É uma tática comum no género, mas não é nada fácil aplicá-la bem, sendo muito mais numerosos os falhanços do que as aplicações bem sucedidas. Especialmente quando, como acontece com este conto de Brea, a história consiste simplesmente num alienígena a explicar aos outros por que motivo a Humanidade perdeu a guerra travada com eles e praticamente se extinguiu. "Tell" puro, um longo infodump, cheio de uma ironia demasiado óbvia para conseguir atenuar a secura do despejo da informação.

O resultado é uma história muito fraca, claramente entre as piores que o livro apresentou até ao momento. E, desconfio, das piores que apresentará até ao fim.

Contos anteriores deste livro:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.