sexta-feira, 25 de junho de 2021

Olha... descobri mais um


Depois de descobrir que tinha ajudado a descobrir (sim, descobri que descobri) um mundo pequenino chamado 2004 LV31 e outro mundo um pouco menos pequenino chamado 2004 LW31,e de vários anos mais tarde ter achado o meu nome na longa lista de descobridores de um terceiro mundinho, talvez um pouco mais pequeno que o segundo e com o nome igualmente desinspirado de 2004 LU32, descubro agora que andei a olhar para fotografias de um quarto mundinho até aí desconhecido.

Não esperem grande coisa do nome, que é o do costume. Responde por 2004 LT32 e parece ser o maior dos quatro, devendo rondar os 180 km de diâmetro. Já é um tamanhinho razoável. Como os outros, orbita lá longe, na região transneptuniana do Sistema Solar, a uma distância média do Sol de 49 unidades astronómicas. Julgo que ainda é perto o suficiente para poder considerar-se membro do Cinturão de Kuiper, mas está mesmo no limite mais distante, e sai do cinturão durante parte da órbita (vai quase até às 65 UA; o cinturão termina por volta das 50).

E vão quatro. E pode ser que ainda haja mais.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.