sábado, 29 de outubro de 2022

Irmãos Grimm: Os Animais do Senhor e os Animais do Diabo

Esta é outra história muito simples e muito curta, que os Irmãos Grimm não parecem ter alterado de todo, dado o seu caráter quase esquemático, e é também uma daquelas histórias cujos títulos dizem quase tudo. Os Animais do Senhor e os Animais do Diabo é uma página só, que conta uma disputa entre Deus e o Diabo sobre a natureza dos bodes na época da criação dos animais. No fundo, na verdade, o que aqui está é uma lenda, que parte do mito cristão da criação (mesmo que lhe junte pitadas de mitos anteriores, como os Grimm sugerem na nota) para explicar como os bodes foram criados pelo Diabo, o conflito que daí se gerou e o motivo por que o Diabo gosta de vir à Terra disfarçado de bode.

É mais uma história com muito mais interesse sociológico do que literário. Literariamente é muito má, de resto. Mas para quem gosta de mitos e lendas, suas origens e suas variantes será certamente interessante.

Contos anteriores deste livro:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.