sábado, 29 de outubro de 2022

António Dinis: Exorcismos Poéticos

Ora aqui está uma surpresa! É que quando peguei neste livrinho esperava encontrar muita coisa, mas um poema com grande proximidade com a ficção científica não seria certamente uma dessas coisas. Especialmente com um título como Exorcismos Poéticos.

E no entanto, é precisamente isso o que António Dinis aqui apresenta. Um poema escrito num estilo que parece claramente influenciado por Álvaro de Campos, embora em versão significativamente mais iconoclasta, juntando-lhe um surrealismo reminiscente de Mário-Henrique Leiria, em que se fala se transmissões do centro da galáxia, de extraterrestres fêmeas, de dinossauros produzidos em proveta, e por aí fora.

O resultado é muito interessante. Não sei bem até que ponto o poema é bom, propriamente, mas também não creio que fazer um poema convencionalmente bom tivesse estado minimamente nos objetivos do autor. O que estava era fazer um poema com interesse, e isso conseguiu em pleno.

Gostei. Bastante.

Textos anteriores deste livro:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.