domingo, 31 de março de 2019

Leiturtugas da semana

Esta semana voltámos a ter o Marco Lopes a publicar a primeira Leiturtuga, ainda às voltas com a antologia Proxy, opinando desta vez sobre o conto Alma Mater, de José Pedro Castro. Passa assim a 6c0s e cumpre os objetivos do projeto para leituras com FC. Isto para o Marco vai ser canja.

Mas não foi só ele, como de resto tem sido hábito. Desta vez coube ao Artur Coelho fazer-lhe companhia, com a sua opinião sobre a antologia Winepunk, lançada pela Divergência e organizada por Joana Neto Lima, A.M.P. Rodriguez e Rogério Ribeiro. Trata-se de um livro ucrónico, i.e., com FC, pelo que o Artur passa a 2c1s.

E não ficámos por aqui, pois também a Tita pôs cá fora uma opinião, como é hábito dela mais desenvolvida em vídeo do que em texto. Desta vez virou-se para José Saramago e para um dos seus livros que roça pela ficção científica, o romance O Homem Duplicado. Com 5c2s, a Tita vai bem lançada para cumprir os objetivos em breve. E ela que originalmente só queria leiturtuguinhas...

E chegados ao fim do primeiro trimestre, como vai isto? Vamos a um balançozinho?

Bora lá.

Para começar, as regras. Há um detalhe que a malta não tem cumprido, à exceção de mim e do Eduardo Jauch: a parte da divulgação do que os outros andam a comentar. Bem sei que ficou ao critério de cada um a decisão sobre quando fazê-lo, mas para isto resultar a 100%, era interessante que não se fizesse só um apanhado global no fim e se fosse, pelo menos, fazendo um apanhado trimestral das leiturtugas alheias. Não vou acrescentar esta ideia às regras (ainda; talvez o faça mais tarde), mas encarem isto como um pedido. Até porque não custa nada: basta virem aqui à Lâmpada e procurarem pelos posts com a tag leiturtugas; embora aí encontrem também as minhas, a maior parte dos posts nessa tag são apanhados das leiturtugas alheias. Como este.

De resto, temos os nossos participantes em graus de cumprimento dos objetivos muito diferentes. Mas antes de passar à lista, um ponto prévio: embora este projeto esteja a ser encarado por muita gente como um desafio anual, o que não tem mal nenhum e funciona para quem assim prefere encará-lo, não é assim que eu penso nele. Segundo a minha forma de ver, pode-se aderir a ele a qualquer momento, pode-se achar que não é coisa que nos interesse e desistir a qualquer momento, e só vale para o período em que se está de facto a participar. Ou seja: se alguém resolver aderir em abril, por exemplo, pela parte que me toca cumpre os objetivos lendo e comentando 9 obras e não as 12 do ano inteiro. O que não impede que leia e comente as 12, se preferir. Ou mais. Daí que esta lista aqui em baixo inclua o mês de adesão (ou janeiro, para quem aderiu ainda no ano passado) e os objetivos individualizados. Quem está nas leiturtuguinhas está a itálico. Quem vai adiantado está em fundo verde.

Publicação Já cumprido Falta cumprir Mês de início
Ideias de Leitora 1c1s 4 (2c) fevereiro
O Prazer das Coisas 5c2s 5 (1c) janeiro
As Leituras do Corvo 1c0s 5 (2c) janeiro
So Happy with Less - 5 (2c) março
O Senhor Luvas 6c0s 6 (0c) janeiro
A Lâmpada Mágica 2c4s 6 (4c) janeiro
Intergalactic Robot 2c1s 9 (4c) janeiro
O Blog do Jauch 2c1s 9 (4c) janeiro
Words a la Carte - 10 (5c) março
Rascunhos 0c1s 11 (6c) janeiro
Atmosfera dos Livros - 12 (6c) janeiro
Faces de Marisa - 12 (6c) janeiro

Fazendo as contas, este projeto já englobou a (ou levou à) leitura e comentário de 19 obras portuguesas com FC e 10 sem (*). Está a correr bem.

E há sempre espaço para mais gente. Venham daí.

(*) Isto na verdade é o número de comentários; o de obras é menor porque há, que me lembre, uma comentada mais que uma vez. Pouca diferença faz.

9 comentários:

  1. Confesso que às vezes tenho algumas duvidas na classificação a dar. Por exemplo, estou a ler o livro de contos de Florbela Espanca (máscaras do destino), penso que alguns contos darão para incluir no desafio, correcto? Por exemplo, A Morta enquadra-se?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigaste-me a ir à procura, que não conhecia esse conto. Sim, enquadra-se. Só passei os olhos por ele na diagonal, mas parece ser um conto de horror sobrenatural, ou talvez uma fantasia macabra.

      Eliminar
    2. Ah, e havendo num livro (ou outra publicação) histórias enquadráveis, todo o livro fica também enquadrável.

      Eliminar
  2. Sim, as histórias são todas macabras. Uma que li ontem não tem a conotação sobrenatural, não se enquadra certamente neste projecto, mas tem o seu "q" de macabro.
    Florbela dedicou este livro de contos ao irmão, que tinha falecido à pouco tempo, daí pelo que me apercebo a maioria dos contos são sobre a morte

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Uma que li ontem não tem a conotação sobrenatural, não se enquadra certamente neste projecto"

      Certo mas, a menos que queiras opinar conto a conto, isso pouca importância tem porque, como digo ali em cima, o livro enquadra-se e enquadrar-se-ia mesmo que só tivesse uma história enquadrável.

      Eliminar
    2. Oi. Acabaste por decidir não incluir nisto o livro da Florbela, foi?

      Eliminar
  3. Pois é, eu que pensava que não ia conseguir passar das Leiturtuguinhas, já estou quase a atingir os 6 da FC :D
    Tem sido uma boa surpresa!

    ResponderEliminar
  4. Pois é, eu que pensava que não ia conseguir passar das Leiturtuguinhas, já estou quase a atingir os 6 da FC :D
    Tem sido uma boa surpresa!

    ResponderEliminar

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.