segunda-feira, 11 de março de 2019

Lido: Capitão Diabo das Geraes

Saltos no tempo, maiores ou menores, são praticamente uma inevitabilidade em romances-colagem deste género, pois uma das formas mais eficazes de fazer com que cada história de que a história maior se compõe tenha princípio, meio e fim é encerrar nela um episódio concreto. Especialmente quando o romance-colagem é concebido bastante tempo depois das histórias mais pequenas estarem feitas, como parece ter sido o caso.

Passaram-se bastantes anos desde os acontecimentos de O Vampiro de Nova Holanda. Os Três Brasis que deram nome à série foram-se desenvolvendo, o Brasil propriamente dito ainda sob controlo português, a Nova Holanda ainda sob controlo holandês e a República de Palmares, sua aliada, ainda um reino negro independente. Mas Gerson Lodi-Ribeiro não esquece que a passagem do tempo traz sempre consigo alterações na situação sociopolítica. Portugal, nesta época sob o controlo do Marquês de Pombal, interfere na política interna palmarina, fomentando uma guerra civil de cariz religioso entre a elite dominante, cristã, e uma guerrilha animista instalada na zona de fronteira, a sul.

E Palmares responde com o Capitão Diabo das Geraes.

Este é, como já terão adivinhado, o Vampiro de Palmares. À cabeça de um bando de bandidos, como houve vários e famosos na verdadeira história brasileira, o Capitão Diabo ataca as colunas que transportam minérios preciosos das zonas mineiras para as cidades portuárias, de onde seriam enviados para Lisboa. Apesar do disfarce de salteadores comuns, o objetivo é político: minar a confiança da metrópole na colónia brasileira e naqueles que põe a geri-la, bem como a confiança dos cidadãos da colónia nos dirigentes nomeados pela metrópole e, por extensão, na própria metrópole.

Com este rico pano de fundo, Gerson Lodi-Ribeiro constrói uma noveleta de enredo inteligente, razoavelmente movimentada, explorando de forma discreta as capacidades e limitações do protagonista que criou enquanto elabora com grande eficácia o seu edifício de história alternativa. Não fui verificar, mas não me parece que tenha sofrido grandes alterações a fim de ser incluída neste romance-colagem, mantendo assim intactas as suas características originais. Esta é mais uma história de grande qualidade, neste livro ou fora dele.

Contos anteriores deste livro:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.