quinta-feira, 14 de outubro de 2021

Tammy Plotner: What's Up 2006

Desde miúdo que sinto vontade de arranjar algum instrumento ótico que me permita fazer um pouco de astronomia amadora, nem que fossem só uns binóculos. Foi uma vontade nunca concretizada, por vários motivos entre os quais avultam a falta de dinheiro e o facto de morar numa cidade costeira, sujeita a toda a poluição luminosa e à fraca visibilidade que viver junto ao mar, no meio de casas e de luzes urbanas, origina (e também ao facto de não me apetecer muito fazer expedições a Monchique para ver estrelas). Mas a altura em que esteve mais perto de se ver concretizada foi há cerca de 15 anos. Então, cheguei ao ponto de me andar a informar sobre os melhores instrumentos em termos de relação qualidade/preço para quem mora em lugares como o meu. E quase comprei uns binóculos. Quase.

O timing coincidiu com o lançamento deste livro por um site que eu frequentava quase todos os dias, o Universe Today. A versão que me veio parar às mãos, um PDF, foi disponibilizada pelo site previamente ao lançamento do livro físico, e é, claramente, uma versão preliminar, pois tem uma relativa abundância de gralhas e alguns erros de formatação que cortam um par de textos. A What's Up This Week era uma coluna regular que a Tammy Plotner tinha no site, destinada a astrónomos amadores, uma coisa descontraída com informação geral pouco aprofundada, sugestões e dicas de observação, e este What's Up 2006 é basicamente a mesma coisa, mas com um texto para cada dia do ano de 2006. A ideia era comprar os binóculos e depois usar o livro como referência para uns bocadinhos de noite divertidos a tentar descobrir umas coisas lá em cima. Não aconteceu. E o livro ficou esquecido nas catacumbas do meu disco rígido.

Recentemente, quando me pus a vasculhar o que tinha por cá para ser lido, voltei a encontrá-lo. E "folheei-o", e resolvi lê-lo. É que se é verdade que o grosso do livro se compõe de sugestões de observações a serem feitas pelos astrónomos amadores, e algumas dessas sugestões se referem a acontecimentos celestes específicos do ano de 2006 (pelo menos no que toca aos momentos em que acontecem; há uma série de coisas periódicas cujos períodos não correspondem ao ano terrestre), não é menos certo que Plotner acompanha as sugestões com informação menos específica, efemérides, notas anedóticas sobre este ou aquele acontecimento, descoberta ou personalidade, etc., e isso é interessante mesmo estes anos todos depois.

E outra coisa que é interessante é ser muito fácil de entrever, nas sugestões que ela faz e na forma como as faz, como é o hobby do astrónomo amador, como é a vida das pessoas que se dedicam a ele. Pelo menos nos Estados Unidos, embora eu imagine que noutros pontos do globo terá pelo menos muitos detalhes em comum, mesmo que não seja exatamente igual. Foram estas duas coisas que sustentaram o meu interesse por esta leitura, mesmo não sendo propriamente o seu público-alvo, em especial passados todos estes anos. Foi curioso ler isto.

E acabei de ir à procura e descobri que este livro já não está disponível no site. Parece ser daquelas edições cujo destino é perder-se no tempo. É pena.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.