segunda-feira, 3 de janeiro de 2022

Leiturtugas #135

Bem-vindos às Leiturtugas de 2022! De novo um dia atrasadas! Viva!

Bem... mais ou menos. Isto que aqui vão ler ainda se refere a Leiturtugas de 2021, pois nos dois dias de 22 que encerram a semana a que este post diz respeito a malta esteve a divertir-se e a emborrachar-se (e se calhar a contaminar-se... vamos ver daqui a dias), não a escrever posts sobre livros.

Portanto vamos ver como encerrámos o ano.

A resposta é que o encerrámos com duas opiniões de participantes oficiais e uma de um oficioso.

O primeiro dos oficiais foi o tal Jorge Candeias que ninguém sabe bem quem é, muito menos eu. Pois esse tipo publicou a sua última opinião tuga do ano, dedicando-a a mais um dos contos publicados pelo Fantasy & Co. Este é um conto de Carlos Silva publicado em 2013, e intitula-se É Só uma Piada. Com FC, pois o Batman tem FC. Não que isso importe muito: os objetivos estão cumpridos.

O outro é o Artur Coelho, que continua a esgravatar nos alfarrabistas e opina agora sobre outro livro sem nada de FC nem de fantástico: um livro de memórias publicado pela Bertrand em 1997, intitulado O Fim dos Séculos e escrito por António Lima.

O oficioso, ou melhor, a oficiosa, é a Anónima de Vidro (alcunha minha para a distinguir de outros anonimatos; espero que não se chateie), que opina sobre um livro de fantasia publicado pela Chiado em 2017. Com o título de Annwn, é de autoria de Célia Maria, e não tem, obviamente nem sombra de FC.

E pronto, é assim que termina o ano. Além dos participantes oficiais, que na sua maioria cumpriram os mínimos (as exceções foram a Carla Ribeiro e o Marco Lopes; a Carla porque das 12 obras comentadas só 3 tinham FC, e o Marco porque só comentou 9 obras, todas elas sem FC), foram aqui divulgadas 53 opiniões sobre obras com FC e 86 sobre obras sem FC vindas daqueles a que chamo participantes oficiosos. Não está mal. Podia ser melhor, se mais malta se afastasse dos jardins murados dos Goodreads e Instagrams e Facebooks e por aí fora e comentasse sobre as suas leituras na internet aberta ao mundo (ou pelo menos se o fizesse lá e também cá fora), mas não está mal.

Para 2022, esperem mais do mesmo. Todos os participantes oficiais continuam a sê-lo, pois nenhum ficou em branco (a menos que algum me diga que quer deixar de o ser) e quanto aos oficiosos, quem quiser juntar-se ao grupo dos oficiais é bem-vindo.

Começa já para a semana. Provavelmente.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.