terça-feira, 4 de janeiro de 2022

Irmãos Grimm: Gente Esperta

Já aqui falei várias vezes, num tom não propriamente abonatório, das farsas incluídas neste livro, quase invariavelmente protagonizadas por prodígios de estupidez e pelos canalhas que se aproveitam dessa estupidez para proveito próprio. Não sei bem se é por alguma predileção que os Irmãos Grimm pudessem ter tido por histórias dessas, se é mesmo qualquer característica da cultura alemã, mas o facto é que há várias nestes livros, e este Gente Esperta, como o título desde logo deixa entrever, é mais uma.

Camponeses, claro, e a fazer negócios, acabando endrominados por gente sem vestígio de escrúpulos. Supostamente a ideia é fazer rir os ouvintes ou leitores, mas comigo não funciona. No entanto, esta história é um pouco melhor do que as outras histórias destas que já ficaram para trás, uma vez que há um volte-face razoavelmente inesperado na trama. Mas só um pouco melhor, até porque a moral que nela se entrevê, a de que num mundo de canalhas há que ser canalha e meio, me é francamente repugnante.

Contos anteriores deste livro:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por motivos de spam persistente, todos os comentários neste blogue são moderados. Comentários legítimos passam, mas pode demorar algum tempo. Como sempre acontece, paga a maioria por uma minoria de idiotas. Parece ser assim que o mundo funciona, infelizmente.